quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O CONTINENTE GELADO

A Antártida, o continente gelado está separado da terra do fogo por um canal de águas turbulentas cuja largura não supera 1.000 km. A ponta da América é o lugar do mundo mais próximo da Antártida. Por este canal se aventuram os primeiros barcos explorados voluntariamente ou arrastados pelos ventos encontrando-se com grande massa continental que rodeia o Pólo Sul.
Estes primeiros exploradores eram baleeiros e caçadores de focas, aventureiros à procura de novos territórios de caça, depois de terem esgotados os mares e ilhas situados mais ao norte, não tinham nem idéia de que lhes agradava ao sul um novo continente; e perdidos na paisagem cambiantes dos bancos de gelo, com névoa e nevadas acompanhadas de ventos constantes, sem mapas nem cartas de navegação; aqueles homens mal podiam descrever a misteriosa terra que divisavam ao longe.
E por falar no continente gelado parem um pouco, fechem os olhos e pense como foi formado este continente, a resposta foi por intermédio dos meteoros. Vou comentar com vocês que lá existe o Monte Érebo que tem de altura 3.794 m no meio de uma devastação gelada, lança uma coluna de fumaça. Em 1841 quando o explorador Sr. James Clark Ross avistou por primeira vez o Érebo, um dos quatro vulcões da ilha de Rosso cuspia fumaça e chamas a centena de metros de altura. Sua última erupção foi em 1984-1985 acompanhada por violentas explosões e gás que é um espetáculo a parte, mas a beleza do gelo está quando os vulcões soltam suas lavas que se tornam multicoloridos porque o clarão reflete no gelo e estas cores se refletindo, é uma emoção de quem assistiu com certeza nunca irá esquecer.
Há até 150 milhões de anos a Antártida esteve unida à Índia, África, Austrália e América do Sul formando o super continente de Gondwana.
Ao fragmentar-se Gondwana a deriva continental levou a Antártida para o sul, até que ficou estabelecida sobre Pólo Sul.
 Abraços.

 Prof. Florêncio Antonio Lopes
* Consultor Personal Espiritualista
  Atendimento Pessoa Física e Jurídica

* Artigo publicado no Jornal A Gazeta - edição abril/09